quinta-feira, 5 de junho de 2014

Brasil lança sua primeira semente orgânica de milho


Mantendo a tradição de aprofundar discussões e pautas sobre agricultura orgânica relevantes para a imprensa no primeiro dia da BioBrazil Fair Biofach América Latina, a coletiva organizada pelo Instituto Kairós e a AAO (Associação de Agricultura Orgânica) realizada nesta quarta-feira (4) na UMAPAZ, revelou aos presentes amostras da primeira semente orgânica de milho do Brasil.

A variedade “Al Avaré” foi produzida pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matizes (DSMM), da Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – e multiplicada pelo produtor Luiz Fernando D’ All Evenove, de Marília. É a primeira semente orgânica brasileira a receber o selo do IBD – Instituto de Biodinâmica -, órgão responsável pela certificação de produtores e material orgânico. 

Anunciada por Mônika Bergamaschi, Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – o órgão foi responsável pelo lançamento da semente – a variedade “Al Avaré” é produzida desde 2009 e no ano passado foi escolhida para ser multiplicada no sistema orgânico por sua ótima qualidade de produção, resistência natural às pragas e doenças e fácil adaptação às diversas condições climáticas. 

“Na safra 2014/2015 as sementes orgânicas já estarão à disposição dos produtores paulistas”, revelou Mônika, que também mencionou a linha de crédito lançada pelo projeto São Paulo Orgânico para financiar a transição da agricultura tradicional para a agricultura orgânica. “O financiamento inclui assistência técnica, capacitação, rodadas de negócios entre produtores e compradores para fomentar o mercado de orgânicos e até mesmo a criação de uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento, especializada em Agricultura Ecológica”.

O teto de financiamento é de até R$ 200.000,00 por agricultor, pesso física ou jurídica, e de até R$ 500.000,00 por cooperativa ou associação de agricultores. O prazo de pagamento é de até 7 anos, inclusa a carência de até 4 anos. O encargo financeiro é de 3% de juros ao ano. 

Por Carol Ramos

Um comentário:

josevieiradosana disse...

onde compro no RJ fubá de milho orgânico?