terça-feira, 22 de outubro de 2013

"Produzido em São Paulo" revela lado rural da metrópole e aposta em seu potencial para a produção orgânica

Se São Paulo tem um mercado consumidor de cerca de 11 milhões de habitantes e diversas áreas rurais, não seria interessante compensar seu enorme impacto ambiental investindo em alimentos saudáveis e, consequentemente, na proteção do clima, água, ar e na saúde das pessoas?  É esta a discussão que o vídeo Produzido em São Paulo propõe, dando voz a produtores, consumidores e especialistas no tema e revelando a relação entre a produção de alimentos orgânicos e a qualidade de vida do paulistano.  

Produzido por organizações da sociedade civil e movimentos sociais da Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica na Cidade de São Paulo, o filme traz os resultados da Semana de Agroecologia, realizada em maio de 2013 na Câmara Municipal de São Paulo, um evento que por si só  representa um marco nas políticas públicas para o fortalecimento da produção orgânica na cidade. Nele, parlamentares e sociedade civil passaram a assumir compromissos conjuntos, a exemplo da construção do Projeto de Lei da Merenda Orgânica em São Paulo. 

Apesar de possuir 443 agricultores cadastrados em seu território, São Paulo conta apenas com a pequena parcela de dez produtores orgânicos, comercializando seus produtos principalmente nas oito feiras orgânicas existentes hoje na cidade. Mas são os depoimentos e situações apresentadas pelo vídeo Produzido em São Paulo que revelam a dimensão do potencial de crescimento desse ecomercado. Veja o vídeo:

Nenhum comentário: