sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bienal do Livro começa Hoje com Arena de discussão Gastronômica.

http://www.bienaldolivrosp.com.br/Programacao-Cultural/Arena-Gastronomica-/

Em 2010, estimulada pela tendência mundial de valorização da gastronomia, a Bienal do Livro de São Paulo lança um novo espaço cultural. É o Cozinhando com Palavras, uma arena gastronômica que receberá chefs de cozinha, profissionais do setor, críticos gastronômicos e personalidades entusiastas da arte do bem comer, brasileiros e estrangeiros, para debaterem o tema, além de tratarem da gastronomia retratada em livros.

No espaço montado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, haverá uma cozinha para a preparação de pratos durante os 40 workshops realizados com a presença do público.

Programe-se para visitar o grande evento cultural: 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo!


Amigos Slows vão dar suas palestras por lá. O Chef Rodrigo Oliveira do Mocotó, Prof. Ricardo Maranhão do Centro de pesquisas da Anhembi Maranhão e Cenia Salles estão entre os palestrantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal,
Como sabia que a agenda estava maluca, nesta semana, estive na Bienal no domingo dia 15/08, participando e até com a mão na massa literalmente. O tema era O PAO DA PAZ, com o antropologo Paulo Braga - foi muito bom eu conto um pouco no meu blog .Confira! - BLOG.

Gostaria de ir neste final de semana, mas dou aula e domingo tenho aniversario de familiares.......estou com visitas etc...

É isso, vamos nos falando.....
Bjs
Ana Maria Tomazoni

Maria Helena Caldas disse...

Estive dia 19.08 na Bienal do Livro, no Espaço Arena Gastronomica para o Evento " Cozinhando com Palavras". Fui assistir à palestra / oficina em homenagem à Camara Cascudo que o Ricardo Maranhão, Prof.Dr. do Curso de Gastronomia da Anhembi Morumbi e o Rodrigo, do Mocotó, organizaram. Além da cachaça, provamos delicioso arroz sertanejo lamber os beiços. Que delícia. Primeiro o Rodrigo preparou um mexidinho e depois foi acrescentando, aos poucos o arroz. Não peguei a receita pois cheguei atrasada mas é capaz de ter no site. Vou tentar pegar depois. Usou mil ingredientes e mais carne de porco.

Nossa pessoal, apesar de ter banido a carne de porco da minha cozinha há muitos anos, por causa do papo de saúde e cismada com as condições higiênicas, ando repensando o porco...como eu disse ontem ao Maranhão.

Well, controvérsias suíno gastronômicas à parte, foi muito bom estar lá e compartilhar nossos sabores e saberes..êta coisa boa !

Quando sai, achei que ia ficar perambulando pela Bienal ainda um tempo. No entanto esse " meu bendito olhinho " foi logo capturado por uma pilha - preciosa - uma espécie de sebo - de livros de cozinha importados, no stand ao lado....advinhe...
o resultado : comprei 6 livros maravilhosos por R$ 80,00 ! Ou seja : continuo o perigo de sempre numa Feira Cultural. O que posso fazer gente ? Ou esse olhinho vai me levar à falência ou horas dessas fico riquinha da silva ! aposto muito na segunda hipótese.

A gente pode ser riquinha por fora ou por dentro CERRRRRTO ? então, tá limpo ! e bom e justo, claro.

Maria Helena Caldas
Instituto Slow Food Convivium São Paulo