Biblioteca Slow

Desde 1989, as publicações do Slow Food Editora ilustram a filosofia do movimento. São dezenas de livros e revistas que valorizam o prazer, o desenvolvimento do gosto, a proteção à biodiversidade, a produção ecogastronômica de qualidade, o artesanal, a educação de crianças e consumidores promovendo uma agricultura limpa e uma nova idéia de gastronomia. Esta é a nossa página de referências. Aqui estão disponibilizados links de documentos ou sites relevantes, assim como recomendações de livros relacionados a nossa causa. 

Almanaque Slow Food 2012 - em português
Almanaque Slow Food 2011 - em inglês
Almanaque Slow Food 2011 - em espanhol
Almanaque Slow Food 2010 - em português
Manual Slow Food - em português
Manifesto Slow Food - na íntegra / português
SlowWeb: o noticiário online do Slow Food
Slow Food Editore - em italiano
As Revistas do Slow Food - em italiano

Todos os movimentos pró-Meio Ambiente e Sstentabilidade do mundo estão alinhados com estas três articulações:
Agenda 21 - na íntegra / português 
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
Carta da Terra - na íntegra / português 
Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.
Objetivos do Milênio - em português 
As Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 08 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século. 

Outras Publicações: 

Almanaque Para Práticas Sustentáveis - em português Com esse guia organizado e escrito por Thomas Enlazador e outros grandes colaboradores, você tem chaves para levar a prática do sustentável no seu dia-a-dia. Trilhe seus próprios passos rumo a cidadania planetária, que é como está sendo chamado esse grande movimento sustentável. Disponibilizado na íntegra pela Rede Iteia


Manual de Hortaliças Não-Convencionais - MAPA - em português 
Elaborado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, este trabalho tem por objetivo contribuir para o resgate de conhecimentos sobre o cultivo e utilização de variedades de hortaliças não-convencionais junto a populações tradicionais e à sociedade como um todo.

Millenium Ecosystem Assessment (Meio Ambiente) - em inglês
   - Clique aqui página com as versões online (em pdf) dos documentos produzidos pelo MA
   - Leia aqui o post sobre o MA