segunda-feira, 28 de junho de 2010

Biblioteca Slow e o Millenium Assessment

Foi criada a página de referências bibliográficas virtuais do convivio.

Basta clicar no link na barra superior para conferir.
Cada nova entrada terá uma breve descrição aqui nos posts do blógue e terá um link permanente na página Biblioteca Slow.

Abaixo, o primeiro documento incluído:

Millenium Ecosystem Assessment
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio, também conhecida simplesmente como Millenium Assessment (MA) foi idealizada pelo Secretário-Geral da ONU Kofi Annan em 2001.
O projeto consistia em se avaliar as alterações que o homem causa nos ecossistemas para o bem estar humano e estabelecer a base científica para as ações necessárias para aumentar a conservação e o uso sustentável desses sistemas.

Só pra se ter uma idéia de alguns dados encontrados pelo MA e que se relacionam com a alimentação:
- nos últimos 50 anos, humanos modificaram os ecossistemas, comparativamente, mais rápido e mais extensivamente que em qualquer outro período da história da humanidade. A maior parte a fim de se obter demandas crescentes de alimento, água, madeira, fibra e combustível. Isto resultou em perdas irreversíveis substanciais e em grande escala de biodiversidade na Terra.- nos próximos 50 anos a demanda de produção alimentar está estimada para crescer em 70-85%. Para o mesmo período estima-se que questões como segurança alimentar e fome infantil (e em alguns lugares até agravar esta condição) ainda não tenham sido erradicados apesar dos aumentos da produtividade e diversidade alimentar.
- a produção de alimentos é de longe o serviço ecossistêmico com maior contribuição na atividade econômica (US$ 981 bilhões, correspondendo a 3% do Produto Bruto Mundial) e emprego (1,3 bilhão de pessoas = 22% da população mundial = 46% da força de trabalho ).
- o uso de fertilizantes nitrogenados no mundo cresceu de 10,8 milhões de ton em 1960 para 85,1 milhões de ton em 2003.
- sistemas cultivados ocupam 1/4 da superfície do planeta. Por sistema cultivado entende-se áreas nas quais pelo menos 30% da paisagem é modificada em plantação, produção pecuária de confinamento ou aquicultura de água doce)

Clique aqui para acessar a página com as versões online dos documentos produzidos pelo MA. A maioria está disponível em pdf
Dica para encontrar tópicos de interesse nos documentos: procurar por palavras chaves como food, agriculture, cultuvated.

Nenhum comentário: