quarta-feira, 28 de setembro de 2011


Apresentam




Os chefs Claudia Mattos e David Herz contam histórias e preparam receitas do Marrocos e da Índia mesclando ingredientes locais e brasileiros

10 de Outubro (2ª feira) - das 19h às 22 hs, na Escola Wilma Kövesi de Cozinha

    
A partir de suas experiências de viagem, Claudia Mattos, do ZYM Café, e David Hertz, da Gastromotiva, membros ativos do movimento Slow Food, contam histórias de algumas Fortalezas -  produtos preservados pelo  movimento – e preparam receitas dos territórios que mais os inspiram: Índia e Marrocos.

Além de apresentar produtos como arroz basmati, açafrão e óleo de argan, os chefs vão mostrar - a partir da elaboração de receitas tradicionais com toques de ingredientes brasileiros  - a diversidade dos territórios que o Slow Food apoia.

A dupla também fará um relato especial sobre a fazenda Navdanya, de Vandana Shiva, vice-presidente do Slow Food Internacional e uma das mais respeitadas cientistas e ativistas da Índia, que lidera movimentos em defesa do arroz aromático (basmati) e sementes da biodiversidade.


As receitas de Claudia e David:
. Lassi com cardamomo e cambuci (bebida típica indiana a base de iogurte e fruta nativa brasileira)
. Tajine de cordeiro, com açafrão, óleo de argan e sal do Zerradoun
. Arroz basmati ao limão temperado com massala
. Triângulos doces com massa de chapati, figo grelhado e pasta de amlou (óleo de argan, amêndoa e mel)


Sobre os chefs:
. Claudia Mattos é pesquisadora e criadora de receitas a partir de experiências acumuladas em viagens e no dia a dia. Atua na defesa do uso de produtos orgânicos na gastronomia. No ZYM, associa o prazer no preparo de pratos variados e criativos à busca de novas combinações alimentícias.
. David Hertz é formado em gastronomia. Fundou e dirige a Gastromotiva, Associação responsável pela capacitação  de jovens em situação de invisibilidade social para o o mercado de trabalho, em especial na área  gastronômica.  

_____________________________________________________________________________
Serviço:
Local: Escola Wilma Kövesi de Cozinha
Endereço: Rua Cristiano Viana, 224 – Pinheiros
Informações e inscrições: (11) 3063-1592
Preço: R$ 185,00


*Parte da arrecadação obtida com as inscrições é destinado à sustentação do Convivio Slow Food São Paulo.

** O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; aos alimentos em crescente risco de extinção. O desaparecimento das tradições culinárias regionais. O esvaziamento dos campos agrícolas no mundo todo. Esse ambiente não é o mais sadio para o desenvolvimento das gerações futuras. Assim, um trabalho importante do Slow Food é mostrar como nossas escolhas alimentares podem afetar e moldar o mundo. E isso se dá, inevitavelmente, através da educação
e da convivência. Pequenos produtores, voluntários, estudantes, acadêmicos e chefs  estão envolvidos na causa do Slow Food, que se dedica a alimentação de qualidade, socialmente justa e ambientalmente sustentável (bom, limpo e justo).


Nenhum comentário: