quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Comemore a água e resignifique os rios de São Paulo

Hoje é o Dia Interamericano da Água e vamos compartilhar aqui um teaser de uma bela pesquisa que a Universidade de São Paulo iniciou no ano passado. A capital paulistana possui uma vasta rede de rios e córregos. Os moradores da cidade, no entanto, tem pouco contato com os rios, limitando-se geralmente a costeá-los por vias de alta velocidade.
Desenho do Grupo Metrópole Fluvial
O Grupo Metrópole Fluvial, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, propôs um modo de se redesenhar por completo a cidade através da sua densa rede hídrica. Projetando obras de canalização, eclusas e barragens, o grupo propõe um anel hidroviário circundando São Paulo, utilizando-se dos leitos de seus mais importantes rios: o Tietê, Pinheiros e Tamanduateí.  O projeto chega à minúcias, desenhando novos espaços públicos flutuantes, conjuntos habitacionais ribeirinhos e novas praias fluviais distribuídas ao longo da região metropolitana de São Paulo. Durante a IX Bienal de Arquitetura, que começa no próximo dia 12, haverá uma exposição sobre o projeto na Praça Victor Civita (R. do Sumidouro, 580, Pinheiros). 
Aproveitando a deixa, compartilhamos aqui o documentário Entre Rios, produzido em 2009 por alunos do Senac e que retrata a origem e a aniquilação quase completa dos rios da cidade:


ENTRE RIOS from Caio Ferraz on Vimeo.

Nenhum comentário: