terça-feira, 11 de maio de 2010

Semana da Gastronomia Sustentável na Unimonte

Acontece ao longo desta semana (10 a 14 de maio) a 1a Semana da Gastronomia Sustentável, na Unimonte em Santos.
A iniciativa do curso de Gastronomia traz ao evento, inédito na região, inúmeras palestras e workshops ligadas ao assunto da sustentabilidade no ato de cozinhar. Em cada dia, uma temática diferente será abordada.
O evento que tem como principal objetivo instigar nos participantes uma reflexão sobre o que é possível mudar localmente na gastronomia, com as práticas sustentáveis existentes hoje.
A programação, com ações sempre no período noturno a partir das 19h30 no laboratório de Gastronomia da Unimonte, inclui a realização de inúmeros workshops, com demonstrações do uso de recursos seguindo o modelo de ecoeficiência proposto pelos conceitos de sustentabilidade na gastronomia.
A escolha das datas não é por acaso, já que na mesma semana são comemorados o Dia do Cozinheiro (10) e Dia do Chef de Cozinha (13). Além disso, a agenda de atividades conta com espaço para palestras, em que profissionais irão compartilhar casos de sucesso de pessoas e empresas da área, como forma de inspirar à mudança comportamental tanto de universitários quanto de gastrônomos mais experientes.
As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas no setor de Multiatendimento da Unidade Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 99). É aberto à participação de estudantes, profissionais, empresários e demais interessados no assunto. Todas as aulas serão suspensas durante a semana para que os futuros profissionais participem de forma intensa do evento.
Temas de cada dia
Dia 10 (segunda) Abertura. O foco será em torno de iniciativas para desenvolvimento de uma cozinha consciente.
Dia 11 (terça). Haverá a exibição de tecnologias para o uso racional de recursos nas iniciativas gastronômicas.
Dia 12 (quarta). O destaque vai para um item bastante apreciado da cozinha caiçara: o peixe. Haverá duas atividades diferenciadas: o ‘Desafio da Ostra’, em que sairá vencedor aquele que abrir mais ostras no intervalo de um minuto; e também o ‘Desafio da Limpeza de Peixes’, em que profissionais do Mercado Municipal de Santos disputarão quem limpa o maior número de peixes no período de um minuto.
Dia 13 (quinta). Empresários que já trabalham com conceitos de sustentabilidade na gastronomia vão compartilhar suas idéias sobre o tema e abordar quais os novos rumos do setor. Representando o Slow Food, Ana Tomazoni falará sobre o alimento bom, limpo e justo e os conceitos de sustentabilidade alimentar.
Dia 14 (sexta). Encerramento. Os encontros serão pautados por discussões sobre a formação de um chef de cozinha sustentável.
Mais informações pelo site da Gastronomia Unimonte

2 comentários:

Thata Sinhorini Freire disse...

que pena cheguei tarde ate esta pagina.Sou nova convivium Sao Paulo e estou lendo o que esta acontecendo de acoes na nossa regiao.Muito legal!!!

Thata Sinhorini Freire disse...

Vou ficar mais ligada