terça-feira, 11 de maio de 2010

Conheça a polpa do fruto de palmeira juçara

Neste domingo, dia 16 de maio de 2010, ocorre o evento para divulgação da polpa do fruto da palmeira juçara. Será realizado no Restaurante Kaverna, no Parque Caverna do Diabo, localizado no município de Eldorado, no Vale do Ribeira.

Haverá degustação da polpa de juçara in natura, assim como apresentação de novos pratos desenvolvidos por Chefs e cozinheiros do Slow Food São Paulo e uma demonstração do processo de despolpa desses frutos.

A polpa de juçara representa hoje uma oportunidade de renda interessante para muitos agricultores familiares, indígenas e quilombolas que vivem na Mata Atlântica. A polpa de juçara vem do fruto da palmeira juçara (Eutherpe edulis) que, desde os anos 1950 é explorada descontroladamente para a extração do palmito. Atualmente esta espécie é ameaçada de extinção e seu uso sustentável é de extrema importância.

Vários atores, empresariais e comunitários, estão visando o plantio da juçara para a extração do palmito. A complexidade legal deste processo acaba por tornar o uso da polpa ainda mais atraente, que se assemelha no gosto ao açaí. Constitui uma alternativa interessante para promover a renda e diminuir a pressão sobre a espécie.

Entre os grupos e as associações que estão hoje trabalhando com polpa de juçara no Estado de São Paulo, podemos destacar:

- Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA), em Ubatuba;

- Cooperagua, nas comunidades de Guapiruvu e Ribeirão Preto, em Sete Barras;

- Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, que em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) organiza o evento.

Para participar do evento, a presença deve ser confirmada com o Luca Fanelli até o dia 12 pelo email fanelli.luca@photowo.net, ou pelo telefone, +55 11 8689.9196.


Como chegar ao local do evento?

Para chegar no restaurante Kaverna, só sair de São Paulo, pegando a BR 116 – Rodovia Régis Bittencourt, e seguir todavia; passado Registro, prestar atenção: quando chegar em Jacupiranga, dobrar a direita, seguindo as indicações para Eldorado e Caverna do Diabo; chegados em Eldorado, dobrar a esquerda na rua principal da cidade e seguir para Caverna do Diabo e Iporanga. Em 45 minutos chegarão em uma rotatória, com indicações para a Caverna do Diabo. De São Paulo à Caverna são aproximadamente 260 km e leva, sem transito, 3-4 horas.


Outras informações

Para saber mais sobre juçara e as atividades do Programa Vale do Ribeira do ISA, pode baixar (clicando aqui) a publicação "Semeando sustentabilidade. A Juçara e as comunidades quilombolas no Vale do Ribeira".

Para mais informações sobre o Programa Vale do Ribeira do ISA, clique aqui.

Para mais informações sobre os quilombos do Vale do Ribeira, clique aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite, eu sou aluna da Faap e estou fazendo meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Slow Food.
Eu gostaria de saber se você poderia me ajudar com alguns dados sobre o Slow Food em SP e no Brasil.
Meu e-mail é mano_dias@hotmail.com
Sua ajuda seria muito importante.
Muito Obrigada
Manoela Andrade