quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

3º festival do umbu

enviado por Jussara Dantas


“... os umbuzeiros... irradiantes em círculo... árvores sagradas do sertão... 
semelham grandes calotas esféricas”. “Suas flores alvíssimas são a nota mais feliz do cenário deslumbrante”. Desafiando as secas mais duradouras, amparam, alimentam, mitigam a sede do homem do sertão”. trecho d'Os Sertões, de Euclides da Cunha


A realização do terceiro  festival do umbu é a confirmação de uma proposta que vem promovendo a sustentabilidade da região a partir da sociobiodiversidade da caatinga e do trabalho realizado pela cooperativa  que vem contribuindo significativamente com a melhoria da qualidade de  vida e realizando sonhos de centenas de famílias. É a continuidade de  uma idéia que surgiu entre os agricultores em 2002, quando foi feito o primeiro encontrão das comunidades para festejar a safra de umbu daquele ano.
            Dando continuidade a esse projeto foram realizados a I e a II Festa do Umbu, onde foi possível comprovar o sucesso  na sua realização,  contou com a participação maciça das comunidades e de diversos parceiros que apoiam o trabalho da COOPERCUCo brilho do evento ficou por conta das apresentações culturais destacando  à culinária  e à criatividade dos sertanejos em desenvolver mais de 30 pratos típicos com derivados do umbu 
III Festival do Umbu tem como característica principal dar visibilidade aos produtos do sertão e às iniciativas dos Agricultores Familiares, sendo destaque do evento a culinária nordestina, os derivados do umbu, diversas manifestações culturais e artística da região (músicas, poesias e artes plásticas), bem como o trabalho realizado pela cooperativa dos Agricultores Familiares e das entidades parceiras, além  de reunir todos os envolvidos nesse projeto que fazem o verdadeiro desenvolvimento social respeitando a sociobiodiversidade do bioma caatinga.
          O evento será realizado com o envolvimento de entidades parceiras que ao longo dos anos vêm desprendendo esforços e angariando recursos para apoiar fortemente o trabalho desenvolvido na região.     
           Entretanto, convidamos a todas (os) para prestigiar e abrilhantar o evento com sua valiosa presença e que este convite seja estendido a todos os parentes e amigos.

Nenhum comentário: