domingo, 1 de maio de 2011

Passado Semente Futuro

Se pensarmos que a agricultura surgiu há cerca de 10 mil anos, não é difícil imaginar que o conhecimento humano acumulado nesse tempo nos tenha fornecido uma infinidade de variedades de plantas úteis, sejam para comer ou para tantas outras atividades resultantes de derivados da agricultura.

Porém, atualmente, por mais que haja conhecimento técnico a respeito da necessidade de agrobiodiversidade, ainda comemos (e consequentemente produzimos) cada vez menos tipos diferentes de plantas. Isso porque o mercado pressiona e essa produção é voltada mais à quantidade do que a qualidade. A invenção da agricultura moderna criou monoculturas imensas que se extendem por municípios inteiros, desajustando processos naturais e gerando vários problemas que acabam sendo bons apenas para bem poucos.

Se fizermos compras num mercado teremos a falsa impressão de diversidade, tamanha as cores e embalagens que trazem em seu conteúdo a mesmice em grande escala. São os mesmos derivados das mesmas plantas, os mesmos aditivos químicos, as mesmas transgenias.

Mas quando começamos a procurar alimentos bons, limpos e justos, condizentes com conhecimentos locais, "descobrimos" uma diversidade fantástica de plantas cultivadas que sobrevive graças a esforços de agricultores, instituições e outras pessoas que ainda prezam em manter vivas tais tradições culturais.

Muitas comunidades como ribeirinhas, quilombolas, indígenas e de assentados produzem há gerações linhagens de plantas que não objetivam a lógica de mercado e portanto não visam a pureza ou a uniformidade, mas outras tantas características úteis às suas realidades, principalmente sua subsistência. 

A essas sementes cujas plantas, geração após geração, foram produzidas e reproduzidas por agricultores de comunidades tradicionais, chamamos de crioulas. Semente crioula é um termo que se refere não só a sementes mas também outras partes utilizadas na propagação vegetativa como tubérculos.

O vídeo abaixo, rodado durante a 1ª Feira Estadual de Troca de sementes tradicionais e crioulas, no Tendal da Lapa, mostra um pouco, mas de maneira sublime, a importância desse legado cultural agrícola que por lutar muito para sobreviver e ser reconhecida como merece, já colhe alguns bons frutos.

Passado Semente Futuro é um vídeo do Resgate Cultura, direção do slowfoodie Adolfo Borges.

Nenhum comentário: