terça-feira, 8 de maio de 2012

Oficina do Gosto “ Em torno do Pão” será realizada pelo Slow Food São Paulo e pela Masseria Lorenza


Oficina será no dia 19/05, das 16 às 20hs. As inscrições estão abertas. 
 
Amado pelos paulistanos, o pão sempre esteve em nossa mesa. Para muitos, a única fonte de acesso a esse indescritível alimento são as mais de três mil e duzentas padarias espalhadas pela cidade, que nos abastecem com 10 milhões e quatrocentas unidades do querido pãozinho francês. Não há estatísticas, mas na certa o número de pessoas que fazem seu próprio pão, ou tiveram a oportunidade de provar um filão de fermentação natural é bem menor. O que nos leva à pergunta:

O quanto sabemos de pão?

Elaboramos assim uma Oficina do Gosto “Em Torno do Pão” para 10 pessoas, cuja proposta é iniciar estudos no convívio Slow Food São Paulo voltados ao degustar, entender e fazer o pão. Desde o mais elementar dos pães, o rústico, feito com três ingredientes, até os alemães com cacau e kummel, os escandinavos feitos a partir de chás. Identificaremos e aprenderemos a perceber através de análise sensorial, o aroma, a textura e o sabor dos ingredientes integrais, das sementes, dos cereais, as nuances e qualidades de outros tipos de farinhas. Ao todo serão 08 pães de diferentes influências étnicas. Todos com fermentação natural, o famoso Levain. Harmonizados com chá e água. Enfim, o básico em torno do pão.

“Mas, para ganhar nosso pão é necessário um pequeno esforço: antes da degustação vamos modelar alguns pães de campo e assá-los no forno de lenha, ao melhor estilo rústico camponês, como nas antigas masserias”, informa Cláudio Lorenzo, que faz questão de convocar alguns voluntários para botar a mão na massa e assim abrir o espírito e o olfato dos degustadores, uma vez que o pão vai assando no seu tempo e seu aroma se espalhando naturalmente pelo jardim de aulas na Masseria.







Degustação guiada com Cláudio Lorenzo


Pães sugeridos para degustação: azeitonas pretas, cebola, integral de linhaça, multicereais com cobertura de sementes, cevado de cerveja, pão de sementes aromáticas, pão preto com passas e de castanhas. 


Temas abordados durante a degustação:
. O lugar do pão na dieta mediterrânea
. Pão de fermento natural x pães convencionais: Avaliação Nutricional e Sensorial
. Pães do mundo
. Fornos de lenha


Serviço:
Oficina do Gosto: Em Torno do Pão
Dia: 19/05, das 16 às 20hs * importante pontualidade
Local: Masseria Lorenzo - Rua Sales Guerra, 75 - Lapa
Inscrições: pelo telefone 11 – 3589-3205, com Cenia Salles
Valor-Contribuição: R$ 50,00






Nenhum comentário: