sábado, 29 de maio de 2010

Semana da Sustentabilidade: Os Alimentos Vivos

Nesta semana membros do Slow Food SP desenvolvem oficinas e pensamentos sobre a alimentação com grãos germinados e brotos.
por Ana Tomazoni

Participamos da semana da Sustentabilidade e queremos dividir com vocês o sucesso do trabalho de pesquisa feito pelo grupo: Regina, Terezinha, Cristina, Geralda, Hilda e Inês do 2º semestre da FATI – Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo do Campo – SP, com o tema “Alimentos Vivos”.

A pesquisa teve fundamentação no livro do Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, no estudo científico de algumas universidades e a prática desenvolvida pelas alunas dentro do programa de reeducação alimentar.

Alem do trabalho teórico, houve degustação com grãos germinados cujas receitas você pode conferir abaixo.

Dica para germinação dos grãos: Coloque 3 colheres de (sopa) grãos num vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho por 8 a 12 horas.

Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com plástico.

Despeje a água em que os grãos ficaram de molho e enxágüe bem os grãos sob a torneira.

Coloque o vidro (ainda tampado com filó) de cabeça para baixo num escorredor em cima da pia por 8 a 12 horas.

Enxágüe pela manhã e pela noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.

O tempo de germinação varia de acordo com o grão, temperatura e etc. Em geral estão com sua potência máxima logo que o narizinho estiver de fora, então estão prontos para serem consumidos.

Suco Nutritivo

Ingredientes: 2 pepinos – 1 beterraba pequena – 1 cenoura grande – 1 maçã – 2 folhas de couve manteiga – 2 folhas de agrião – 1 laranja sem a casca – semente de girassol e aveia germinadas - 2 castanhas do Pará – 1 colher (sopa) de gengibre fresco – ½ xícara (chá) de hortelã

Modo de preparo: Coloque no liquidificador (perto da hélice) o pepino picado fino, a maçã picada, a beterraba picada, a cenoura picada, o gengibre picado, a laranja picada, a sementes germinadas e a castanha do Pará e as folhas: agrião, couve manteiga e hortelã. Bater bem e coar.

Sugestão: Coar em duas tocas descartáveis de polipropileno.

Opcional: Servir com gelo.

Salada de Lentilhas Germinadas

Ingredientes: 250g de lentilhas marrons germinadas e debulhadas sem pele – ½ maço de hortelã – ½ maço de cebolinhas verdes – ½ maço de salsa - temperos: 6 colheres (sopa) de azeite de oliva – 4 colheres de suco de limão – sal a gosto

Modo de preparo: Picar a hortelã, a cebolinha e a salsa. Juntar as lentilhas germinadas e sem pele. Em um recipiente bater: o azeite de oliva, o limão e o sal, até ficarem homogeneizados e cremoso. Juntar as lentilhas.

Creme de Mamão e Aveia Germinada

Ingredientes: 3 mamões médios maduros– suco de limão – 1 xícara de uvas passas e hidratadas – 100g de aveia germinada – 50g de linhaça hidratadas.

Tempero: 1 pitada de cardamomo – 1 pitada de canela

Modo de preparo: Com auxilio de um boleador fazer bolinhas de mamão e reserve. Bater no liquidificador o restante do mamão com aveia, o suco de limão, cardamomo e canela. No recipiente onde irá servir, coloque o creme de mamão, as bolinhas de mamão, a linhaça hidratada e as uvas passas. Misture com cuidado e sirva gelado.

Na escola Tomazoni Gastronomia Sabor & Saber tivemos atividades envolvendo Frutas Nativas – Uma alternativa Gastronômica. A Profª e Ecochef Ana Maria Ruiz Tomazoni e o Produtor Douglas Bello, do sítio do Bello, abordando esse tema, reforçaram o apoio a semana da Sustentabilidade.

É um projeto que tem como objetivo produzir, comercializar e incentivar o consumo de frutas nativas do Brasil como forma de preservá-las.

Fonte: Sitio do Bello.

Os produtos nativos do Sítio do Bello, como geléias, polpas de frutas congeladas e doces, poderão ser encontrados no Espaço Sabor & Saber, Av. Sen. Fláquer, 534 – S.B.Campo, Tel 4121-5315.


Nenhum comentário: