quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Outras certificações são possíveis: a Charte Bio Rhône-Alpes


Por Natalie Rios
Na França, a certificação dos alimentos vai muito além do que pelo momento temos no Brasil. Fora a certificação de orgânicos ou livre de transgênicos, existem outros tipos de certificação que se somam aos produtos. Na região Rhônes-Alpes, onde localiza-se Lyon, diversas empresas locais do setor de orgânicos, membros da rede Organics Cluster, organizaram-se para criar uma carta de princípios, a “Charte Bio Rhône Alpes”. São 17 empresas federadas à marca, que fundamentaram 5 compromissos :

 Os produtos devem ser orgânicos
2          As matérias primas para fabricação devem ser da região 
3          O processo de fabricação deve respeitar o meio ambiente  
4          Promover a economia local: a produção deve acontecer na região 
5       Valorização da região Rhône-Alpes

A ideia é promover uma marca coletiva que irá beneficiar diferentes empresas locais que trabalham dentro dos mesmos princípios. A comunicação junto ao consumidor e a negociação junto aos pontos de venda se faz de maneira integrada e coletiva. Além de empresas de alimentos, como cereais, biscoitos, sucos, óleos, há também produtos cosméticos e têxteis filiados à rede.

Essa produção mais estruturada, torna a promoção, distribuição e valorização do produto local fácil . Não à toa, Rhône-Alpes é a região da França onde mais se produz alimentos orgânicos.

Quer saber mais? Acesse o site : www.biorhonealpes.fr

Natalie Rios
Bióloga, trilhou seu caminho pela agroecologia, permacultura e economia solidária. Atualmente, aventura-se na Europa durante seu mestrado, “Food Identity”, focado na promoção e desenvolvimento de alimentos tradicionais e típicos.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá pessoal da Slow Food São Paulo, como faço para estabelecer contato com a Natalie Rios? Grato!

Natalie disse...

Oi Rodrigo!

Segue o formulário de contato
http://nmrios.wix.com/natalie#!contact/czpl

(é apenas para evitar spams).
Abraços